domingo, 17 de maio de 2009

HISTÓRICO DA UNIDADE UTJAA



HISTÓRICO DA UNIDADE

Um século após a criação do pioneiro "Instituto Benjamin Constant - RJ" é que foi criada no Pará a “Escola de Cegos do Pará”, criada pelo Decreto Lei nº 1300, de 07 de dezembro de 1953, iniciando-se efetivamente suas atividades em 15 de Abril de 1955(instalada de forma precária no salão nobre do Instituto Lauro Sodré, na cidade de Belém. De 1955 a 1962 a linha adotada nesta unidade era a Educação Segregada, ou seja, educação só para cegos agrupados por séries que recebiam atendimento através de professores especializados seguindo a programação das escolas de ensino comum, da Secretaria de Estado de Educação, além das outras atividades específicas para cegos).
A educação segregada durou pouco tempo, e em 1962 tornou-se realidade a Educação Integrada, ou seja, os primeiros deficientes visuais começaram a freqüentar as escolas comuns; outros ficaram na sala do Lauro Sodré, sempre com o acompanhamento do professor especializado para orientar e coordenar o trabalho junto ao professor da Escola Comum, principalmente a transcrição de trabalhos da grafia em "negro" para o Braille e do Braille para o "negro”, através do Ensino Itinerante e das Classes de Recursos (1ª Classe de Recurso foi instalada na Escola José Veríssimo, no ano de 1965).
A Escola de Cegos do Pará, prestando uma homenagem ao jovem cego que se destacou na luta pela educação do deficiente visual no Brasil, no ano de 1965 denominou-se de Escola "José Álvares de Azevedo", mais tarde (15/12/1965), transformada em "Instituto José Álvares de Azevedo" e com a criação do Centro de Educação Especial pela Lei 4398, de 14 de Julho de 1972, passou a funcionar como Unidade Técnica, instalada em prédio próprio desde o ano de 1966, com sede à Rua Presidente Pernambuco, nº 497.
Os educadores pioneiros de nosso Estado fizeram especialização no Instituto Benjamin Constant, na cidade do Rio de Janeiro.
Os especialistas formados na década de sessenta fizeram seus cursos na cidade de São Paulo e Salvador, tendo a duração de um ano letivo cada curso, patrocinados pela Campanha Nacional da Educação de Cegos (MEC - Ministério da Educação e Cultura).
A partir de 1970, O estado do Pará assumiu a execução dos cursos para especialização de docentes da área da Deficiência Visual, realizados na cidade de Belém, com recursos oriundos do Governo Federal e Estadual, o que veio permitir a oferta de vagas para professores das cidades do Interior do Estado e Territórios da Região Norte.
O primeiro curso realizado em Belém no Instituto Deodoro de Mendonça, em 1979, teve a participação de professores das cidades de Belém, Manaus, Teresina, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis, etc...
Com esta política de desenvolvimento de Recursos Humanos, foi possível interiorizar o atendimento ao deficiente visual em várias cidades do Estado do Pará, sendo que o primeiro pólo implantado foi o de Santarém.
Nesses quarenta e nove anos de funcionamento a Unidade teve onze diretores, sendo que as quatro últimas foram eleitas por voto direto da Comunidade Escolar.
Nazaré Barbosa do Nascimento, Terezinha de Jesus Damasceno Ferreira, Odinéa Leite Caminha, Maria do Socorro Sardinha de Oliveira, Fabiana Santo de Miranda, Ana Coeli Gomes Lima, Renilda Marques de Carvalho, Maria de Fátima da Silva Rocha, Elaine Conceição Silva Lopes, Sílvia Karla Winker e Silva, Maria José Soares Rodrigues.

A INSTITUIÇÃO ATUAL
• MISSÃO
Promover a autonomia da pessoa deficiente visual, visando a formação da sua cidadania e sua inclusão na sociedade.

• OBJETIVO DA UNIDADE
Oferecer aos deficientes visuais, cegos ou baixa visão, atendimento adequado às suas necessidades, proporcionando o desenvolvimento e aprendizagem de acordo com o seu potencial individual e suas condições bio-psico-sociais, educacionais e econômicas visando sua inclusão social.

• FILOSOFIA DA UNIDADE
A educação na Unidade Técnica José Álvares de Azevedo é inspirada nos princípios da Educação Inclusiva nos ideais de liberdade e de solidariedade humana, e tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando possibilitando sua preparação para o exercício de sua cidadania e sua orientação para o trabalho.
A partir desses princípios vem trabalhando norteada numa proposta inclusiva, visando o desenvolvimento pleno da cidadania da pessoa portadora de deficiência visual, através do oferecimento de oportunidades iguais, apesar das limitações impostas pela deficiência.

• ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Unidade Técnica José Álvares de Azevedo está vinculada a Secretaria Executiva de Educação do Pará – Coordenação de Educação Especial. É administrada por uma Diretora e uma Vice-diretora que são assessoradas por uma Equipe Técnica-pedagógica e Coordenação do Ensino Itinerante. Conta ainda com apoio do Conselho Escolar que é um órgão consultivo e deliberativo (lei complementar nº 06/91).

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