Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo
Proposta de Trabalho
Chapa: Uma Gestão Braille para a Unidade.
Candidatos:
Professor Lourival Ferreira do Nascimento - Direção.
Professora Lindalva Gomes Carvalho - Vice-Direção. Belém - PA.
Abril 2009.
1. Apresentação.
A Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, em seus 54anos de funcionamento, contou com um único deficiente visual em sua gestão, tratou-se do psicólogo Aníbal de Jesus Queiroz, que desempenhou as funções de vice-direção, representante do Conselho Escolar, conjuntamente com a professora Antônia Cordeiro dos Santos, que dirigiu a UEEs JAA no período 2004-2005, após a renúncia da então diretora psicóloga Sílvia Karla. Anteriormente a este fato, a professora Odete Lucas e o professor Raimundo do Vale Lucas, haviam se candidatado para gerir a UEEs JAA, mas seja por falta de articulação com os diversos segmentos envolvidos no processo eleitoral, seja por outras variáveis intervenientes, não conseguiram ser votados. Vale dizer que há uma aspiração antiga das pessoas cegas, além dos movimentos sociais organizados, que a Unidade Especializada seja gerida por um profissional com deficiência visual, principalmente cego. Desde 2002, a partir da proposta formulada pela professora Odinéia Figueredo, então coordenador do Departamento de Educação Especial - DEES/SEDUC, que a idéia ganhou consistência, pois Lourival Nascimento, primeiro estudante cego no curso de mestrado, foi contratado para desempenhar funções na Unidade Especializada, contando com articulações da professora Oneide Cordovil, então coordenadora do Núcleo de Produção Braille. Lourival Nascimento, após dois mandatos a frente da Associação de e para Cegos do Pará - ASCEPA. e seis anos de trabalho no NPB/UEEs-JAA, estando concursado desde setembro de 2008, após convite de um grupo de profissionais da UEEs JAA e do diretor da Coordenação de Educação Especial - COEES, professor Adenilson Souza, e ex-diretora da UEEs JAA, professora Maria José, candidata-se, juntamente com a professora Lindalva Gomes Carvalho, a direção e vice-direção da Unidade Educacional Especializda José Álvares de Azevedo, na perspectiva de consolidar a aspiração das pessoas cegas e provocar um fato inusitado na história da Educação Especial do Estado do Pará, qual seja, a gestão da instituição por uma pessoa cega. Vale lembrar, que tal fato não é inédito, pois o professor Jerter Resende já gerenciou o Centro de Apoio Pedagógico aos estudantes deficientes visuais na cidade de santarém, Oeste do Pará, desenvolvendo serviços relevantes na habilitação, reabilitação e educação deste segmento, impactando, inclusive, nas diretrizes das políticas públicas planejadas para o setor. A candidatura, e eleição caso seja esta a vontade de Deus, de Lourival Nascimento, no entanto, assume importância por significar a primeira gestão de um cego na principal unidade de educação especializada no atendimento dos deficientes visuais, consolidando a UEEs JAA como referência para a região Norte. A professora Lindalva Gomes Carvalho licenciada plena em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia com vasta experiência na área pedagógica, inteiramente disponível aos desafios da Educação Especial, e em particular dos deficientes visuais, topou o desafio e compõe a chapa que trará um modo Braille de gerenciar a Unidade Especializada, adotando um "ponto de toque", ao contrário de um "ponto de vista", para rastrear o novo caminho que se constrói para a educação, reabilitação e habilitação dos deficientes visuais no Estado do Pará. Desta forma, o presente documento, após este breve relato das razões que motivaram a formulação do Plano de Trabalho e composição da chapa, apresentará as propostas para o biênio 2009-2011 a frente da gestão da UEEs José Álvares de Azevedo.
2. Proposição.
2.1. Proposta Técnico-administrativa.
A chapa UMA GESTÃO BRAILLE PARA A UNIDADE, conforme as normas regimentais do processo eleitoral da UEEs José Álvares de Azevedo, apresenta e se compromete em desenvolver as seguintes propostas, no que tange ao aspecto técnico-administrativo:
a) Desenvolver gestão compartilhada e coletiva;
b) Repensar e propor a reorganização espacial da Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo;
c) Desenvolver proposta de organização administrativo-pedagógica pautada nos eixos de formação, assessoramento e acompanhamento;
d) Aperfeiçoar os instrumentos de controle e acompanhamento das atividades desenvolvidas pela UEEs José Álvares de Azevedo;
e) Implementar ações de fortalecimento da Escola inclusiva, desenvolvendo atividades de sensibilização, convencimento e implantação de atendimento em instituições afinadas com os programas desenvolvidos pela Unidade Especializada;
f) Trabalhar pela contínua articulação entre os setores, programas e atividades desenvolvidas pela UEEs JAA;
g) Propor uniforme aos servidores da UEEs JAA, visando ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais;
h) Aperfeiçoar os canais de comunicação e trabalho em parceria com instituições públicas e particulares.
2.2. Proposta Pedagógica.
No que concerne as propostas pedagógicas, a chapa UMA GESTÃO BRAILLE PARA A UNIDADE, compromete-se:
a) Normatizar o processo de avaliação funcional, da eficiência visual, e estudos de caso, visando o encaminhamento adequado dos atendimentos realizados;
b) Desenvolver proposta de formação continuada aos profissionais da Unidade Especializada, bem como a comunidade em geral, no que concerne ao atendimento das pessoas com deficiência visual;
c) desenvolver atividades de assessoramento às instituições que atendem pessoas com deficiência visual, visando a implementação da Escola inclusiva;
d) Desenvolver trabalho de assessoramento aos profissionais, familiares e comunidade em geral, no que concerne ao atendimento das pessoas com deficiência visual;
e) Trabalhar pelo atendimento de qualidade, sistemático e público aos deficientes visuais;
f) Formular proposta de terminalidade aos processos de habilitação, reabilitação e educação dos deficientes visuais matriculados na Unidade Especializada;
g) Trabalhar pela aquisição de recursos e equipamentos especializados indispensáveis ao processo de habilitação, reabilitação e educação dos deficientes visuais.
3. Considerações finais.
A chapa UMA GESTÃO BRAILLE PARA A UNIDADE, nasceu das aspirações das pessoas com deficiência visual, seus responsáveis e sua organização social, das articulações entre instituições como COEES e CINPED, e dos profissionais comprometidos que atuam na UEEs José Álvares de Azevedo, e que contribuíram na formulação da presente Proposta de Trabalho. Desta forma, além de simbolizar um marco histórico para a educação dos deficientes visuais residentes no Estado do Pará, significa uma proposta de gestão compartilhada, comprometida com a qualidade do trabalho desenvolvida pela Unidade Especializada, com a efetiva inclusão social dos deficientes visuais, com a elaboração de políticas públicas adequadas para o atendimento especializado, e com a construção de uma sociedade melhor e justa, que respeite a diversidade e amplie as oportunidades para todos. Portanto, esta é a proposta de trabalho e conclamamos a todos para participar do processo eleitoral e tornar real este projeto de gestão.
"Com força e com vontade
A felicidade há de se espalhar
Com toda intensidade
Há de molhar o seco
De enxugar os olhos
De iluminar os becos
Antes que seja tarde
Há de "assaltar" os bares
E retomar as ruas
E visitar os lares
Antes que seja tarde
Há de rasgar as trevas
E abençoar o dia
E de guardar as pedras
Antes que seja tarde
Há de deixar sementes
No mais bendito fruto
Na terra e no ventre
Antes que seja tarde
Há de fazer alarde
E libertar os sonhos da nossa mocidade
Antes que seja tarde
Há de mudar os homens
Antes que a chama apague
Antes que a fé”
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